Programa de Mentoria Estruturada em Propriedade Intelectual

Impulsionando sua carreira em propriedade intelectual

Benefícios:

  • Resgatar o valor do conhecimento do profissional experiente;
  • Gerar transferência de conhecimento necessário ao desenvolvimento dos profissionais iniciantes em determinado campo profissional;
  • Formar uma comunidade profissional sólida e alinhada as necessidades das empresas contratantes de profissionais de propriedade intelectual;
  • Fomentar a inovação por meio do conhecimento;
  • Geração de networking profissional;
  • Oportunidade de aprendizado do profissional experiente por meio do convívio com gerações diferentes e suas particularidades tecnológicas;

O mundo corporativo possibilita um crescimento profissional mais rápido quando se está próximo a profissionais experientes. Sendo possível vivenciar e participar na prática das atividades e ver os resultados do seu trabalho.

Nosso programa de mentoria, foi especialmente desenvolvido para quem que busca impulsionar a carreira e estar mais o próximo das fronteiras tecnológicas e das boas práticas da sua profissão.

Mas, como é possível absorver conhecimento com profissionais mais experientes se você não está em uma empresa de referência?

O IIPMO está oferecendo um serviço de alto nível, com profissionais de larga experiência e atuação no mercado.

O PROGRAMA

Programa de Mentoria para Profissionais de Propriedade Intelectual

Nível do mentorado: Básico – Avançado

Duração: 12 horas (3 meses de duração)

Participação: Presencial ou virtual

Público alvo: Profissionais de diversas áreas de formação que atuam ou buscam iniciar carreira na área de Propriedade Intelectual, e presentes nos mais diversos mercados, como: Indústria Automotiva e Metal Mecânica, Construção Civil, Construção Naval, Escritórios de PI, Indústria Fármaco, Medicamentos, Núcleos de Inovação Tecnológica, Obras Industrial entre outros.

Requisitos mínimos: noções básicas em propriedade intelectual.

Objetivo: De forma estruturada em 12 encontros de uma hora cada e em frequência semanal, e duas reuniões formais, a mentoria ocorrerá em formato de transferência de conhecimento e da vivência profissional, agregando valor, impulsionando as habilidades e competências fundamentais ao desenvolvimento do profissional de propriedade intelectual.

O Mentor: Profissional de perfil “mão na massa”, experiente, engajado, e com vivência nas rotinas de elaboração de propriedade intelectual. Atuante no mercado e que possa transmitir conhecimento esperado.

Método: O processo da mentoria se inicia na formação de duplas. Durante a fase de divulgação do ciclo e é disponibilizado um mini currículo dos mentores, com três habilidades profissionais de destaque.  A partir deste momento o candidato a mentorado verifica qual a habilidade que deseja desenvolver profissionalmente e escolhe o mentor. Um tema relacionado a propriedade intelectual leva a dupla estudar com abordagem específica como melhorar a habilidade pretendida, havendo assim um incentivo por leitura e ferramentas que venham a agregar valor ao desenvolvimento profissional do mentorado. Assim eles terão 12 encontros de uma hora em frequência semanal e com monitoramento das atividades propostas. Como obrigatoriedade o mentorado terá que preencher um plano de mentoria, com modelo distribuído pelo IIPMO, antes do primeiro encontro, e, o preenchimento ocorre após o primeiro encontro e entregue até o terceiro encontro. Sendo preenchido uma atualização semanalmente, o plano é a comprovação do andamento da mentoria e pode ser medido pelo IIPMO. Diferente de um formato acadêmico, os participantes terão liberdade para colocar o resultado da mentoria em dois formatos ao final dos 12 encontros. O primeiro formato é de apresentação ao público entregando o plano completo, uma apresentação e breve relatório de 2 a 3 páginas. A ser apresentado nas reuniões de abertura/encerramento, que ocorrem no mesmo momento com os participantes que estão saindo de um ciclo e os participantes que estão ingressando no próximo ciclo. Ocorrendo neste momento a captação de lições aprendidas e boas práticas pelos participantes. E como segundo formato, um relatório técnico ou artigo técnico, formatado de modo a viabilizar uma compilação em uma revista ou publicação anual. A expectativa deste formato é de 4 a 5 páginas em que se narre o processo e ferramentas aplicados e objetivos alcançados. Sendo recomendado ao participante apresentar em púbico também, mesmo que seja a segunda opção.

Como participar:

  • Inscrição por ciclo;
  • Escolha do Mentor que possuir as características e habilidades que você tem interesse em desenvolver;